Os principais desafios da educação infantil pós pandemia
- florescendoosaber
- 12 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

Com a chegada da pandemia de covid-19, vários setores tiveram que se organizar e se adaptar às novas conjunturas trazidas por este fenômeno. Com isso, alguns deles foram bastante prejudicados, como o da educação.
De um momento para o outro, as escolas foram obrigadas a fechar as portas e a investir em aulas totalmente remotas, o que fez a comunidade escolar rever conceitos e buscar diversas saídas para que alunos não saíssem completamente prejudicados.
Dessa maneira, a adaptação a essa nova realidade mudou completamente a rotina de educadores e estudantes, que precisaram se adaptar ao ritmo adequado para lecionar e assistir aulas online. E esse caminho deve permanecer no período pós-pandemia.
Com a volta das aulas presenciais em todo o Brasil, fez-se necessária a aplicação de diversas regras para não apenas garantir a segurança dos professores e alunos da educação infantil, como também na manutenção dos hábitos de prevenção.
Com isso, o uso de máscaras e de álcool gel se tornou algo constante nas salas de aula, assim como o próprio distanciamento social, reforçado pelo rodízio de turmas, no sentido de evitar, ao máximo possível, a aglomeração dentro do ambiente escolar.
Entretanto, existem outras tendências e desafios presentes na educação infantil pós-pandemia e que exigem estratégias seguras e eficientes para preservar a saúde das crianças.
Ensino híbrido
Misturando o ensino presencial com o virtual, a forma híbrida da aprendizagem é um desafio que veio para ficar e receber as atualizações necessárias, mediante a necessidade constante dos educadores e alunos.
Assim sendo, apesar de ter despertado desconfiança e medo em um primeiro momento, o ensino híbrido proporciona uma melhor autonomia, interesse e eficiência para a rotina de profissionais e estudantes.
O uso de ferramentas virtuais para estudo faz com que os alunos controlem a própria velocidade de aprendizagem, servindo não apenas para revisar os conteúdos, mas também para complementar o conhecimento adquirido nas aulas presenciais.
Desse modo, além de facilitar o trabalho dos professores, o ensino híbrido proporciona um maior protagonismo aos alunos, incentivando-os a desenvolverem de modo mais completo o conhecimento, e aproximando os educadores da linguagem utilizada pelos estudantes.
Com o dinamismo e personalização do ensino híbrido, o uso dos recursos tecnológicos proporciona uma aprendizagem mais inclusiva e intuitiva, desenvolvendo mais rapidamente o conhecimento e a evolução dos alunos.
Recursos tecnológicos
A tecnologia se mostrou uma grande aliada dos estudantes durante a pandemia, facilitando o acesso à postagem de conteúdos e ao aprendizado online, evitando um desastre muito maior para a vida estudantil das crianças.
Desse modo, a adoção de novas tecnologias e ferramentas virtuais proporciona um melhor gerenciamento de conteúdos, além de oferecer recursos capazes de melhorar a qualidade do ensino e das aulas.
Entretanto, é necessário o constante investimento das escolas em novas tecnologias, de modo a proporcionar o uso correto das ferramentas pelos professores, pais e alunos. Além do uso de novas ferramentas, é imprescindível que eles recebam todo o suporte necessário.
Cidadania
A dificuldade das situações impostas pela pandemia de covid-19 elevou ao máximo a necessidade de discutir e aprofundar os conceitos de cidadania que já eram trabalhados no ambiente escolar.
Desse modo, no cenário pós-pandêmico, a necessidade de trabalhar situações que envolvam e incentivem as práticas corretas, não apenas de cidadania, mas de solidariedade e colaboração, são essenciais para o desenvolvimento do novo contexto de sociedade.
Além de tornar o ambiente escolar mais agradável e consciente, a cidadania praticada na comunidade escolar pode render frutos, não apenas para o próprio convívio familiar, mas na participação dos estudantes em uma busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Preocupação com o coletivo
A construção da cidadania, como citamos acima, é essencial para o desenvolvimento de um novo meio de trabalhar a preocupação com o coletivo. Desse modo, a junção das forças, conhecimento e inteligência de pais, professores e alunos pode fazer a diferença.
Com um ambiente que proporciona uma maior união e participação de todos esses agentes, o maior desafio será construir uma nova realidade muito mais adequada aos novos tempos, expandindo ações para a sociedade e colaborando com o amadurecimento dos alunos.
Conclusão
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