Adaptação escolar: 05 dicas para facilitar esse momento.
- florescendoosaber
- 23 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Como adultos, nossa capacidade de adaptação é maior do que a das crianças. É difícil para pessoas tão jovens entenderem como transformar experiências ruins em aprendizado. Para as crianças e pré-adolescentes, a adaptação em um novo colégio vai com certeza ser um enorme desafio para eles, especialmente quando ocorre uma troca de instituições.
E pra tornar mais fácil esse momento de mudanças, confira 5 dicas para facilitar a adaptação escolar do seu pequeno.
As mudanças também são positivas
Quando se é criança, ter uma rotina é parte importante do seu desenvolvimento. Mas, a depender da situação, se faz necessária uma troca de colégio e a simples ideia de ficar longe dos amigos e professores mais queridos pode parecer desesperador. Embora a escola anterior pareça ser um ambiente seguro para a criança, o novo ambiente não precisa parecer assustador.
Esse é um ambiente importante para oferecer apoio à criança ou ao adolescente, garantindo a ele que o contato com as pessoas que ele gosta não será perdido. Estimule a criança a fazer novas amizades e mostre a ele o valor de conhecer pessoas e ter novas experiências. E sempre reforçando cuidados para manter a segurança.
Apoio familiar de qualidade
Perguntar à criança como está sendo o dia dela pode parecer simples, mas auxilia no sentimento de segurança do menor. A preocupação deve ser genuína. A mudança de ambiente, rotina e de pessoas ao redor pode ser estressante, e ao ser ouvido, a criança pode relaxar e encarar aquele novo momento como novos olhos.
São pequenos atos que farão a adaptação escolar menos estressante. Levar o pequeno pela mão até a sala de aula, demonstrar tranquilidade ao se despedir e aguardá-lo na saída por alguns dias até se acostumar com o transporte escolar, por exemplo, são atitudes que demonstram apoio familiar.
Novo colégio e nova rotina
Se for o primeiro ano da criança na escola, a criação de uma rotina é ainda mais importante. É necessário que aprenda a respeitar os horários do colégio, como cuidar do material escolar e dos uniformes. Ao estabelecer inclusive horário para dormir e para estudar, a criança irá encontrar prazer nas pequenas atividades do dia a dia. Lanchar e descansar são importantes, por isso, ensine os pequeninos a respeitarem a rotina.
Mas está tudo bem quebrar a rotina um dia ou outro, ok? A rotina não precisa – nem deve – ser uma experiência desagradável para a criança.
Evite mudanças bruscas
O tempo de adaptação escolar depende tanto da instituição em que a criança está matriculada quanto da criança e do apoio que recebe. Alguns pequenos podem se adaptar em 15 dias, outros em apenas uma semana ou um mês.
É importante não forçar a criança a nada e oferecer a ela fora da escola um ambiente de segurança para o qual possa retornar e compartilhar as experiências no novo ambiente. Sentimentos como medo e vergonha podem aflorar durante o período de adaptação escolar, por isso é importante que a mudança seja gradual e que respeite o tempo da criança.
Compartilhe conosco sua experiência!
Como foi a adaptação do seu pequeno ao ambiente escolar? Deixe sua história nos comentários!
Para continuar se informando, acompanhe o Florescendo o Saber.




Comentários